domingo, agosto 05, 2007
MAIORIDADE PENAL - Amanda Ribeiro Botelho
Analisar um tema desse nível de forma aprofundada, necessariamente traz à tona um conjunto de fatores que poderão ser levados em conta antes de qualquer análise individual. Esses fatores estão contidos em qualquer fato considerado criminoso ou não. Estou me referindo ao fator educação, ao fator cultural, ao fator ambiental, ao fator familiar, ao fator comunicação (mídia em geral), ao fator social, ao fator dos sistemas envolvidos (capitalismo, democrático, político etc), ao fator psicológico, o fator individual, o fator religioso, entre outros.
Todos esses fatores citados de alguma forma têm uma participação sistemática dentro de qualquer fato ocorrido ou não dentro de uma sociedade que se divide em grupos, castas sociais, regras e leis. Analisar um fato de forma individualizada é mais um fator punitivo educativo do que qualquer outra análise que venha a recuperar as causas éticas e morais dentro da sociedade envolvida.
Sabe-se das influências do capital no ser humano, onde a pessoa tem que ser bem sucedida financeiramente dentro de um determinado grupo social. Analisando somente esse fator dentro do “caldeirão Brasil’ podemos verificar dentro das suas estatísticas sociais as maiores desigualdades sociais do planeta.
O país está dividido em pouquíssimas pessoas muito ricas e muitíssimas pessoas muito pobres, sem falar da classe média cada vez mais atarraxada em uma carga tributária que permeia em torno de 45% de tudo que se ganha. Ou seja, a pessoa trabalha quase meio ano para o governo.
Sendo assim percebe-se que a explosão social da violência pode ser uma resposta às violências cometidas por todos os fatores citados acima contra o próprio ser humano, esteja ele em maior ou menor idade penal. O que não justifica a análise simplista dos fatos e sim as verdadeiras influências globais. Dentro dessa perspectiva deve-se trabalhar no intuito da recuperação social como um todo.
No Response to "MAIORIDADE PENAL - Amanda Ribeiro Botelho"
Postar um comentário