domingo, agosto 05, 2007

Posted on 8/05/2007 10:50:00 PM by Polêmicas Contemporâneas

Consciência Fonológica

RENATA MALTEZ - Estudante de Pedagogia da UFBA / Faced, e-mail: renatamaltez...gmail.com

A criança precisa estar no meio letrado para experimentar, iniciar o processo de escrita. Acredito que quanto maior e mais cedo seja o contato dela com diferentes tipos de textos, mais fácil será para ela atingir a Consciência Fonológica.

Então o que seria Consciência Fonológica? Falando resumidamente podemos dizer que é a capacidade da criança de fazer a correspondência entre a língua falada (grafema) e a língua escrita (fonema). Porém dominar a Consciência Fonológica requer muito esforço por parte dos educadores, das crianças e da família. Já que, existem mais sons da fala do que letras, ou seja, o nosso alfabeto é constituído por 23 letras e muitas dessas letras representam vários sons.

Sabemos que a língua falada antecede à língua escrita, Marcos Bagno no seu livro Preconceito Lingüístico diz que a língua falada é a língua tal como foi aprendida pelo falante em seu contato com a família e com a comunidade, logo nos primeiros anos de vida. Ou seja, a familiaridade da criança com a língua escrita dependerá do meio social, cultural e familiar que ela está inserida. Portanto não devemos simplesmente falar para criança que ela está falando errado, mas mostrá-la a necessidade de utilizar uma “forma padrão”, para que ela seja entendida por todos os ouvintes. Sem jamais descartar seu conhecimento pré-existente.

Para alguns autores, a Consciência Fonológica está dividida em 4 sub-habilidades que são: Rimas e aliterações, Consciência de palavras, Consciência da sílaba e Consciência fonêmica.

A rima é a correspondência de som entre duas palavras, ex: ralo e cavalo. Tenho uma sobrinha de 5 anos que está na alfabetização e percebo com bastante intensidade a facilidade dela trabalhar com rimas. Inclusive esse exemplo quem disse foi ela. Consigo notar essa facilidade de fazer rimas depois que ela iniciou o processo de alfabetização, antes ela brincava pouco dessa forma, e hoje, praticamente tudo que nós falamos, ela procura uma rima, essa é a fase inicial nesse longo processo. É importante que seja despertado nas crianças a facilidade de relacionar as palavras e criar rimas.

A Consciência de palavras é a capacidade de separar uma frase em palavras e organizá-las em uma seqüência lógica. Relacionando a teoria estudada com a minha prática como professora da 2ª série e tia de um criança de 5 anos percebo como é realmente fundamental o acompanhamento da família e a influência do incentivo à leitura. A todo momento que estava fazendo o trabalho utilizei o conhecimento de minha sobrinha (5 anos) e comparei com meu aluno (8 anos) e percebi a diferença. Nós sempre incentivamos a leitura, desde muito cedo lemos histórias infantis e ela tem contato com livros, agora a pouco mais de 4 meses estudando na alfabetização ela mesma já lê suas historinhas, fiz atividades de separação de sílabas, ditado de palavras, formação e organização de palavras. Ao passo que, tenho grandes dificuldades com meu aluno com os mesmos assuntos, até onde eu sei, ele tem pouco incentivo na família, que demonstra pouco interesse em acompanhar seu aprendizado.

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