domingo, agosto 05, 2007
ENADE, Reforma Universitária e suas relações: a voz dos estudantes - Michelle Lisboa Oliveira.
O ENADE é parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, mecanismo pelo qual o governo supervisiona e regula as Universidades de acordo com os critérios do Banco Mundial. Este esforço é para adequá-las à Reforma Universitária que está no Congresso Nacional.
A organização e direção do ENADE ficam a cargo da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior – CONAES, composta por treze membros nomeados diretamente pelo governo, que possui plena confiança do Ministério da Educação – MEC. Entre eles, encontra-se um jovem da direção da UNE – União Nacional dos Estudantes.
Analisando-se o Projeto de Lei do SINAES nº 10.861 de 14 de Abril de 2004, percebe-se a camuflada Reforma Universitária que ocorre através de medidas dessa Lei, que encontra-se em trâmite desde o dia 12 de Junho de 2006 no Parlamento.
Com base nesta Reforma por debaixo dos panos, um grupo de alunas da disciplina Avaliação da aprendizagem do semestre de 2006.2 ministrada pelo professor Roberto Melo: Daiana Figueiredo, Mariana César e Michelle Lisboa, desenvolveu uma pesquisa em campo em cumprimento às exigências dessa disciplina. Nesta pesquisa foram respondidos 24 questionários que tinham duas questões centrais referentes a visão dos estudantes que estavam prestes a realizar a prova do ENADE sobre a Reforma Universitária proposta pelo governo Lula e sobre a importância do “antigo Provão” do governo FHC. Ela foi aplicada no dia 12 de novembro em 2.081 locais de prova, distribuídos por 871 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Participaram deste exame os alunos ingressantes e os concluintes das áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, totalizando 386.524 avaliados, que pertencem a 5.701 cursos, de 1.600 instituições de ensino superior.
Segue a voz dos estudantes
Sobre o ENADE – destaques:
“Mostra a qualidade de ensino da Instituição e a aprendizagem do estudante.”
“É uma avaliação importante, é preciso avaliar o nível de ensino que está sendo oferecido pelas Instituições de Ensino Superior. Muitas não têm qualidade de ensino e acabam inserindo profissionais não qualificados no mercado.”
“Mal necessário.”
Sobre a RU proposta por Lula – destaques:
“Não tenho conhecimento.”
“Deve ser feita com urgência.”
“Deve ser mais discutida, mais divulgada pela mídia e pelo MEC, para que os estudantes tenham conhecimento sobre o tema.”
Enquanto não há a devida discussão acerca dos temas presentes, estes estão por aí rolando da forma que estão sendo internalizados.
No Response to "ENADE, Reforma Universitária e suas relações: a voz dos estudantes - Michelle Lisboa Oliveira."
Postar um comentário